segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Turma 84: Projeto Topas - 2007








O Programa TOPAS – Todos Podem Aprender Sempre, está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Educação nas Escolas Municipais de Florianópolis. O objetivo é contribuir com a diminuição da distorção idade-série nas escolas. Para o Diretor do Ensino Fundamental da prefeitura, Pedro Rodrigues da Silva, “o projeto pretende reverter a situação do fracasso escolar, possibilitando às crianças e adolescentes com distorção idade-série a apropriação do conhecimento e a retomada do sucesso na sua trajetória escolar, através do redimensionamento do sistema educativo” (Disponível em
http://www.pmf.sc.gov.br/imprensa/index.php?link=noticias&id_noticia=656).

Conforme a SME, foram adotadas duas estratégias dentro do TOPAS que integram atividades no turno e contraturno. Para atender essas crianças e jovens há um professor pedagogo que é o responsável em acompanhar todas as atividades dos alunos, principalmente em relação à Língua Portuguesa e à Matemática. Além disso, existe o apoio de profissionais das outras áreas de conhecimento.
Na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito “o projeto TOPAS está sendo pensado e articulado [...] não como um grupo de aceleração, mas como uma possibilidade de recuperação de conteúdos, novos conhecimentos e principalmente uma nova oportunidade de inserção qualificada no mundo do trabalho” (E.B.M. Beatriz de Souza Brito, Projeto Topas, p. 04)


Os objetivos do projeto TOPAS: uma questão singular da E.B.M Beatriz de Souza Brito são:

  • Integrar ensino fundamental, formação profissional e formação cidadã;
  • Permitir o acesso, compreensão e emprego das diferentes linguagens, princípios científicos e tecnológicos, como forma de crescimento pessoal e inserção social, cultural e profissional.

Para atender aos objetivos propostos e levando em consideração a singularidade dos jovens envolvidos no projeto, a E.B.M Beatriz de Souza Brito tem procurado resgatar uma organização curricular flexível caracterizada pela cooperação entre as diversas disciplinas curriculares; o respeito as diferentes formas e espaços de aprendizagem; o acesso à informática e a integração entre conhecimento, formação profissional e cidadania.
O projeto é realizado em período integral e utiliza apostilas do curso Pró-jovem do Governo Federal. As aulas são preparadas pelos professores das diversas disciplinas da escola, curso de informática, saídas de estudo, participação no projeto Brinca Mané (CDS/UFSC) e no curso de Relações Comerciais, realizado em parceria com a Escola de Turismo e Hotelaria.
Em nossa Escola o projeto está sendo coordenado pela professora Raquel Lehmkuhl que acompanha os alunos durante o desenvolvimento das pesquisas individuais e em grupos, e nas saídas de estudo.

No caso específico da Sala Informatizada o trabalho com os alunos é desenvolvido em parceria entre a coordenadora da Sala Informatizada e a coordenadora do TOPAS. Neste ambiente, procuramos articular os conteúdos a apostila de Informática do Pró-jovem com as necessidades específicas da turma (que na EBM Beatriz de Souza Brito é denominada turma 84).
Identificamos no decorrer do trabalho que cada grupo apresenta especificidades, o que nos levou a procurar desenvolver, nas aulas de informática, atividades complementares às atividades de sala de aula e, ao mesmo tempo, fornecer embasamento prático sobre as diferentes possibilidades das ferramentas e programas computacionais. Estes programas são escolhidos em cada aula com o intuito de atender ao objetivo estipulado pela Coordenadora do projeto e dos alunos, tais como: pesquisar um assunto na internet e selecionar o que é necessário; construir tabelas e gráficos que auxiliem no registro das pesquisas realizadas pelos grupos; digitar atas, cartas, cartazes, justificativas e textos elaborados nas disciplinas; construção de página pessoal (BLOG) para divulgação do percurso individual e dos grupos das pesquisas, etc. O que se pretende é proporcionar a aprendizagem das possibilidades das ferramentas computacionais e, ao mesmo tempo tentar construir com os alunos um ambiente de aprendizagem significativo, que atenda às necessidades de cada aluno e de cada pesquisa. No caso do BLOG, os alunos podem apresentar aos interessados os passos de sua pesquisa, suas impressões pessoais e aprendizagens durante o processo. Também é uma forma de organizar e sistematizar o conhecimento adquirido, servindo como um importante espaço de socialização de saberes e contribuindo para a valorização e a auto-estima dos alunos que passam a se ver como construtores do seu conhecimento.

Com relação ao processo de avaliação, este leva em consideração o caderno diário do aluno, a auto-avaliação, a apresentação e entrega de trabalhos realizados individualmente ou em grupo, as horas de participação comparecidas, o curso de informática e a participação nos Projeto Brinca Mané e no curso de Relações Comerciais.
Para a realização das pesquisas coletivas as equipes definem o tema de cada pesquisa, sendo que este deve estar relacionado à Unidade Formativa.

Projetos de pesquisa: problemáticas


  • Quais as principais dificuldades encontradas pelas mulheres, no bairro Pantanal, para exercer a atividade profissional?
  • Em Florianópolis, no bairro Pantanal, os negros tem as mesma possibilidades de trabalho?
  • Quais os critérios para a aposentadoria no Brasil?
  • Os jovens do bairro Pantanal se sentem motivados a participar do mercado de trabalho?
  • Como acontece a demissão dos trabalhos no Brasil e quais seus direitos?
  • Quais as principais dificuldades encontradas pelos jovens do bairro Pantanal para ingressar no mercado de trabalho?

Neste BLOG serão postados os textos das pesquisas realizadas em grupo conforme cada problemática escolhida e serão inseridos os links para os blogs individuais construídos pelos alunos.

Blog criado por Bethânia Medeiros Geremias

13 comentários:

Vithor da turma 84 disse...

Neste projeto topas aprendi muitas coisas novas!Fiz amigos novos,participei muito das atividades, participei do momento de estudo,caprichei nos registros diários e muito mais.Fiz curso de computação com a professora BETHÂNIA e agradeço a Escola Beatriz que me deu essa chance para passar de ano e agradeço mais ainda a professora Raquel ela é a professora mais legal do mundo
e o resto dos professores também... e quero mandar um agradecimento para o Pedro que fez esse projeto TOPAS, se não fosse ele eu não ia fazer na minha vida!!
Ele deu uma oportunidade que quem não souber aproveitar, não aproveitou.
E mando um abraço para os meus amigos do projeto TOPAS, o Anderson,Paulo,Deivid,
Robert,Davi,Marcelo,Afonso
Jeferson,Fabio,John,Bianca
Rafael Vargas,Rafael Morais,Debora,Kamila e não pode faltar minha professora querida Raquel.

Davi Lima da Costa disse...

O projeto topas está sendo legal os professores também legais, os amigos já conheçia alguns. No começo foi meio chato assim como todo primeiro dia de aula. Mas agora que está bom, o projeto está no fim mas em compemsação se eu passar vou para o ensino médio. O ruim é que um pouco da galera vai se separar mas o lado bom é que fiz varios amigos: Dedoka, John, Fábio, Vithinhu, Gege, Robert, Marcelo, Morom, Anderson, Paulinho, Morais, Afonso, alessandro,Bianca, Débora, Fabiola, Patricia,Camila, Eric.Ah! e a raquel, Betania, e esse é o meu comentario.

johnzinhoo disse...

O projeto TOPAS esta sendo muito bom, os professores são bem legais e o mais legal foi o Pedro, o diretor, se nao fosse ele nao estaria indo para o segundo grau, eu tenho muito que a agradecer nao tenho palavras, mais é assim a vida tem altos e baixos temos que aproveitar bem os altos e esquecer os baixos. A minha turma foi eu, John Davi deivd alessandro anderson paulo rafael vargas rafael morais fabiola marcelo fabio erik camila debora vitor jefferson patricia bianca afonso maycon robert e só, nao, pera aí. Tá faltando alguém quem será aaa me lembrei ela e loira +/-chata
a já sei e a Raquel (rara) querida demais comigoo!!! & SO.
abraçoo

marcelo da silva disse...

Eu gostei de partisipar deste projeto, apesar de ter várias pessoas chatas, mas eu não me deixei abalar, a maioria das pessoas foram legais comigo. A Raquel foi muito legal comigo vou sentir saudade dela e dessa sala beijos.

Deivid disse...

Agora que esta chegando o final do projeto topas, todos na espectativa que vão passar, está sendo muito legal, esse projeto ajudou muito os alunos que participam dele, ajudaram a recuperar o tempo perdido, e fez muito bem para todos.
Um abroço para a família 84 !

fabiola84 disse...

Eu tenho que agradecer a Raquel que me ajudou pra caramba,
eu vou sentir muita saudades dos meus colegas:Rafael Moraes, Vitinho, Anderson, Paulinho, Morom, Marcelo, Bianca, Patty, Kamila, Dedora, Dedoka etc.
a Raquel é muito querida com todos os alunos, quando nós estamos com dúvidas
ninguém pode falar nada dela, por que ela é muito querida com todos. Eu nunca vou esquecer da professora mais querida RAQUEL. Eu também não vou esquecer as minhas melhores amigas que eu tanto AMO.
Fabiola

Anônimo disse...

Oi pessoal,
que lindo o projeto desenvolvido por esta turma!!! E que legal saber que muitos de vocês já estão indo para o segundo grau!!!
Estava olhando a foto que está no início do blog e deu uma saudade de vocês, da escola, da sala informatizada... tenho um carinho especial por muitos de vocês e podem ter a certeza de que vou torcer muuuuito pelo sucesso pessoal e profissional de todos!
PARABÉNS à turma do TOPAS e às amigas competentíssimas Raquel e Bethânia.
Bjinho,
Roberta

Bianca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianca disse...

neste ano que vai nascer desejo a todos do colegio um feliz natal e um prospero ano novo!!

Rafael Moraes Martins Santos disse...

UMA PALAVRA PARA EXPRESSAR O QUE SENTI NESTE ANO NA ESCOLA BEATRIZ É ALEGRIA. POR TER PARTICIPADO DO PROJETO TOPAS E TER CONSEGUIDO ME FORMAR.

JEFFERSON MAIA DE ANDRADES disse...

EU JEFFERSON DA TURMA 84,GOSTARIA DE AGRADECER PELA OPORTUNIDADE DE PODER
PARTICIPAR DO TOPAS.
EU TENHO CERTEZA DE QUE VAI DAR DE LEVAR ESTE PROJETO ADIANTE PORQUE A ESCOLA BEATRIZ TEM UMA GRANDE ESTRUTURA PARA ENSINAR OUTROS ALUNOS.

JEFFERSON MAIA DE ANDRADES disse...

EU JEFFERSON DA TURMA 84,GOSTARIA DE AGRADECER PELA OPORTUNIDADE DE PODER
PARTICIPAR DO TOPAS.
EU TENHO CERTEZA DE QUE VAI DAR DE LEVAR ESTE PROJETO ADIANTE PORQUE A ESCOLA BEATRIZ TEM UMA GRANDE ESTRUTURA PARA ENSINAR OUTROS ALUNOS.

Anônimo disse...

Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.